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BBI Filtração: Estratégia de Inbound Marketing transformou website em referência no segmento


O website da BBI Filtração apresentou um crescimento de 1600% no número de acessos orgânicos e de 700% no número de palavras-chave após aplicação de uma estratégia de Inbound Marketing efetiva. Consequentemente, contribuindo com o aumento das vendas.

Nossa principal proposta como empresa é transformar websites em canais de venda relevantes, por meio de tráfego orgânico e leads qualificados. Assim, nosso trabalho consiste em quatro etapas: geração de tráfego, conversão, retargeting e relacionamento. De forma breve, esse processo todo visa transformar a publicidade em lucro de forma consistente, enviando tráfego qualificado para o site/loja virtual e ajudando as empresas a venderem mais. 

Por isso, nada reflete melhor nosso trabalho que os resultados alcançados no projeto de Inbound Marketing para a  BBI Filtração, que teve um aumento considerável no volume de tráfego, de palavras-chave e de novos acessos orgânicos. Essa estratégia de conversão foi um dos fatores que levou a empresa a aumentar consideravelmente seu volume de vendas.  Mas antes de contar como tudo isso aconteceu, vamos brevemente apresentar para você a BBI e o significado de Inbound Marketing. 

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing pode ser definido brevemente como uma metodologia. Isso significa que ele consiste em um conjunto de técnicas e métodos que visam a obtenção de um resultado. No caso em específico, o Inbound Marketing é uma metodologia orientada para a realização de vendas por meio de canais online. 

Contudo, isso não acontece da forma tradicional, com o vendedor oferecendo o produto para o cliente. No Inbound Marketing, o caminho que o consumidor percorre é traçado pelo conteúdo, que visa criar uma relação de confiança e, então, levar o consumidor para o ato de compra. Esse processo todo precisa acontecer de maneira não intrusiva. 

Isso é feito por meio de plataformas como site, mídias sociais, Google, blog, newsletter, automações e outros recursos que podem ser utilizados para orientar o cliente organicamente para a compra. Na primeira etapa de uma estratégia efetiva de Inbound Marketing, o potencial consumidor precisa chegar até seu site de alguma maneira. 

O caminho que o consumidor percorre é traçado pelo conteúdo, que visa estabelecer uma relação de confiança e concretizar a venda.

Por isso, é importante aumentar o número de palavras-chave que indexam seu site no Google, além de otimizar ele a partir de técnicas de SEO. Além disso, é essencial criar conteúdo relevante que resolva o problema de potenciais consumidores que chegam até seu site por meio do Google, visando levá-los indiretamente para o ato de compra. 

Se você quer mais detalhes sobre como funciona o Inbound Marketing, nós explicamos tudo aqui. 

O cliente

A BBI Filtração é uma empresa que aplica tecnologia para a filtração de água, combinando qualidade e custo-benefício para que cada vez mais pessoas, tenham acesso à água potável. A empresa, localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, já tem mais de 15 anos de experiência no setor e atende revendedores espalhados em todo o Brasil.

O desafio

Nosso principal desafio foi desenvolver uma estratégia de performance para tornar o site da BBI uma referência no seu segmento, visando aumentar o número de oportunidades geradas para a empresa. 

A estratégia

Para responder ao desafio, nosso plano de trabalho consistiu em um conjunto de técnicas e métodos, que envolveram planejamento de perfil do consumidor e de conteúdo, melhorias técnicas, além de integrações e desenvolvimento de novas funcionalidades. Com essa combinação, chegamos em uma estratégia que respondeu aos desafios propostos pela BBI Filtração. 

No que envolve o planejamento, nós fizemos uma pesquisa aprofundada para diagnosticar tudo que precisava ser feito para tornar o site da BBI uma referência no mercado de filtros e purificadores. Isso consistiu na definição de personas dos clientes B2B  da BBI, no plano de melhorias do website e na pesquisa de conteúdos a partir da lógica de funil de vendas. Tendo isso em mente, foi possível pensar mais profundamente sobre a jornada de compra do consumidor e como a estratégia seria colocada em prática.

Realizamos uma pesquisa aprofundada para identificar tudo que poderia ser feito para tornar o site da BBI uma referência no mercado. 

Em termos práticos, nós desenvolvemos um novo website, combinado com a utilização de ferramentas de automação de marketing digital. O novo website foi desenvolvido segundo técnicas de Search Engine Optimization (SEO). Também foram implementadas práticas Call-To-Action (CTA) e de segmentação, visando principalmente, ações específicas dos novos visitantes que estávamos atraindo. 

Quer conhecer mais sobre nosso trabalho? Descubra aqui o que fizemos para o site da Cinex.

Como parte dessa otimização, também implantamos um sistema de Customer Relationship Management (CRM) e um blog. Ele frequentemente é alimentado com conteúdo relevante, visando atrair novos visitantes e otimizar a circulação interna desses potenciais consumidores no website.

Desenvolvemos melhorias técnicas e utilizamos ferramentas de marketing digital para otimizar resultados.  

Junto com a otimização do website, também trabalhamos técnicas  e estratégias de Pagamento por Clique (PPC/ mídias pagas), para aumentar ainda mais o tráfego, além da implementação de integrações e automações de marketing digital baseados no sistema RD Station. Isso tudo nos possibilitou fazer escolhas mais assertivas sobre o gerenciamento de leads e alcançar resultados mais significativos.  

Os resultados

A partir da execução de uma estratégia efetiva, baseada em um plano de trabalho de Inbound Marketing, conquistamos resultados promissores no site da BBI Filtração. O site passou da última para a primeira posição orgânica, se comparado aos seus principais concorrentes, em um período de 15 meses. Na prática, isso significa que o desempenho na geração de leads também melhorou consideravelmente e que mais oportunidades foram entregues para o time comercial da BBI a partir do website. 

Das últimas para a primeira posição orgânica em 15 meses.

O gráfico a seguir demonstra como a BBI passou da retaguarda para a posição de liderança em tráfego orgânico se comparado a seus concorrentes, atingindo a marca de mais de 23,5mil acessos mensais. 

Além disso, esse resultado é visível a partir da análise de alguns dados. Conforme demonstrado no gráfico a seguir, o aumento no tráfego orgânico em um período de 15 meses foi de 1600%. Esse aumento foi acompanhado de um crescimento de 700% no número de palavras-chave orgânicas nesse mesmo período, somando um total de mais de 7.000 palavras-chave indexadas. 

Isso também refletiu diretamente no aumento no número de sessões ativas ao mês, de 1,1 mil para 25 mil, representando um crescimento de 2.300%. Essas informações podem ser observadas no gráfico a seguir.  

Por fim, as palavras-chave trabalhadas no site da BBI se sobrepõem àquelas utilizadas nos sites dos principais concorrentes, conforme demonstrado no gráfico a seguir. Isso porque o site da BBI indexa atualmente mais de 7000 palavras-chave, um número consideravelmente maior em relação a outros websites do mesmo segmento.

Todos esses dados levam à seguinte afirmação: mais pessoas estão acessando o website da BBI. Mas a partir de uma ampla estratégia de Inbound Marketing, podemos ter certeza que parte dessas pessoas que estão acessando são uma audiência qualificada, e tende a consumir mais conteúdo produzido pela marca e a realizar a compra de filtros e purificadores. Assim, toda essa estratégia, em parte, tem se refletido em mais vendas para a BBI. 

Conclusão

Inbound Marketing é 62% mais barato que o marketing tradicional e em média, gera 3 vezes mais leads. Hubspot

A estratégia de Inbound Marketing que adotamos para a BBI cumpriu com seu objetivo. Hoje o canal é uma referência no segmento de filtros e purificadores e resulta em aumento de oportunidades para a marca. Assim, o Inbound Marketing demonstra ser uma poderosa metodologia para converter acessos em vendas em canais online, visto que 93% dos processos de compra começam por uma busca online. 

Por que investir em Inbound Marketing? “93% dos processos de compras começam com uma busca online” Marketo


Além disso, outras vantagens dessa metodologia incluem que o valor investido é menor se comparado às estratégias de marketing tradicionais, ao mesmo tempo em que os resultados obtidos são mais satisfatórios. E você, o que pensa sobre o Inbound Marketing? Se ficou interessado no que podemos fazer pela sua empresa, vamos marcar um café e conversar.

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