SEO: o que é SEO e 4 razões para investir nele agora

SEO

 

Um bom serviço de SEO te coloca nas primeiras posições do Google e multiplica seus resultados

SEO, Responda rápido: quando você procura por algum produto ou serviço no Google, quantas vezes olhou os resultados da segunda página? Se sua resposta for “nunca”, você faz parte de uma maioria esmagadora. Pesquisas mostram que pelo menos 90% dos usuários dessa ferramenta de busca restringem sua pesquisa à primeira página.

Esse dado simples deixa claro o quão importante é para a sua empresa estar bem colocada nas páginas de busca. Mas afinal, o que faz algumas empresas aparecem à frente das outras no Google? Em resumo, são mais de 200 fatores que o site leva em conta na hora de estabelecer seu rankeamento.

Pelo menos 90% dos usuários do Google restringem sua pesquisa à primeira página

O principal buscador do mundo trabalha com um recurso inteligente chamado Googlebot, uma ferramenta que atua como um rastreador. Ele lê o conteúdo completo de todas as páginas da internet, analisando e classificando cada site de acordo com mais de 200 métricas próprias. Entre os critérios, estão a originalidade do conteúdo, autoridade de página, confiabilidade, velocidade de carregamento, responsividade e a usabilidade.

O conjunto de técnicas que aumentam a efetividade destas métricas e, por consequência, melhoram sua posição no ranking do Google e fazem sua página permanecer entre as mais bem colocadas é conhecido como Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO. Em tradução livre, ela pode ser definida justamente como otimização para mecanismos de busca.

Com o SEO do seu site nas mãos de especialistas no assunto, ele multiplica as chances de aparecer entre os primeiros em todas as ferramentas de busca. Pensando nisso, separamos quatro motivos para você investir nesse serviço hoje mesmo.

  1. Cuide da sua casa na internet

Sim, sabemos que as redes sociais estão em alta. Tanto que algumas empresas deixaram de investir em melhorias e atualizações em seus próprios sites para empenhar esforços em seus perfis externos. Esse é um erro mais grave do que você imagina.

Sim, você precisa estar onde seu púbico está. E se os seus clientes estão hoje no Facebook ou no Instagram, é nessas plataformas que você deve estar. Mas lembre-se que você não tem qualquer controle sobre o destino dessas redes sociais. Se você viveu a “febre” do Orkut, vai entender do que estamos falando. A primeira do gênero a fazer sucesso no Brasil, a ferramenta caiu em desuso e viu seu fim com a chegada de novas tecnologias.

Seu site é sua casa e seu maior patrimônio na internet

Com seu site a situação é outra. Ele é sua casa e seu maior patrimônio na internet. Você tem certeza de que tudo que você investiu vai permanecer lá até enquanto você desejar. E mais: seu site é a cada da sua empresa no meio digital e deixa-la em dia é quase uma obrigação de quem quer se manter em destaque.

  1. Melhore a percepção de valor

Ser um dos primeiros do ranking de sites de busca como o Google traz muito mais benefícios do que simplesmente ser encontrado mais facilmente (o que já é uma excelente vantagem). Se manter na primeira página muda a percepção de valor de quem busca por seus produtos ou serviços.

Por mais que estar entre as primeiras posições no Google não signifique necessariamente que sua empresa é melhor que a do concorrente, ver ela na frente vai dar aos internautas leigos essa impressão. É por isso que a internet é democrática ao extremo, um terreno onde empresas gigantes e microempresas disputam espaço em total igualdade.

Basta fazer um bom trabalho de SEO para mudar a percepção de valor sobre sua empresa.

  1. Torne-se autoridade

Hoje, cada uma das 7 bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo se tornou um potencial produtor de conteúdo. E é a credibilidade que vai diferenciar uma fonte de informação de outra. É isso que faz você buscar informações sempre nos mesmos sites de notícia, por exemplo.

Com um conteúdo interessante, você chama a atenção das pessoas. Com vários, você fatalmente se tornará uma referência para seu público. Mas como criar essa fidelidade quando as pessoas não encontram seu site? É por isso que investir em SEO é fundamental para que sua empresa tenha destaque e transforme em um captador de novas visitas e, é claro, de novas vendas.

  1. Melhore a qualidade dos anúncios

Se você está pensando: “ah, mas os primeiros resultados do Google normalmente são anúncios. Eu não preciso de SEO, eu preciso apenas investir em mídia paga e pronto”, você não poderia estar mais errado. Até para quem está querendo investir em AdWords, o trabalho de SEO é fundamental.

Essa ferramenta mensura a posição do seu anúncio através do Quality Score. Ele analisa a relevância das palavras-chave do seu conteúdo e a qualidade da sua página, além obviamente do quanto você investir em mídia paga, para determinar em qual posição do buscador seu site ficará.

Até para quem está querendo investir em AdWords, o trabalho de SEO é fundamental

Sem contar que é de interesse total do Google que as pessoas que utilizem a ferramenta encontrem resultados relevantes, para voltar a pesquisar em outra oportunidade. Isso faz com que uma página otimizada tenha um custo menor de anúncio do que um site desatualizado.

Em resumo, vale muito a pena investir em SEO. Analisar cada uma das métricas do Google e deixar seu site 100% otimizado não é tarefa fácil, nem simples, nem rápida. Contudo, se você fizer esse trabalho com especialistas no assunto, vai começar a ver a evolução nos resultados logo nas primeiras semanas.

A Short & Sweet possui profissionais capacitados e com o know-how suficiente para deixar seu site perfeitamente alinhado com as regras de pontuação do Google, alcançando os primeiros lugares na pesquisa do buscador.  Quer saber mais sobre nosso serviço de SEO? Acesse clicando aqui.

Leia Mais