Muitas visitas e poucos resultados? Você precisa de CRO para otimização da taxa de conversão

Otimização da taxa de conversão

Sigla em inglês que pode ser traduzida como Otimização da Taxa de Conversão(CRO) é o caminho mais certeiro para quem quer melhorar as vendas na internet

Vamos supor que você seja o feliz proprietário ou a feliz proprietária de uma loja de roupas. No final do mês, o que importa de verdade? Quantas pessoas olharam sua vitrine ou quantas compraram? Então, no ambiente digital a conta é a mesma. De nada adianta você ter um milhão de visualizações no seu site se na hora de converter as visitas em vendas esse número não se sustenta.

E qual a primeira atitude quando os produtos expostos na vitrine não conseguem convencer as pessoas a entrar na sua loja? Você troca a vitrine! No seu site (que nada mais é do que uma grande vitrine online) também é assim. O nome desse trabalho é “Conversion Rate Optimization” ou simplesmente CRO, que traduzido de forma livre para o português é “Otimização da Taxa de Conversão”.

O CRO testa a disposição de cada elemento do seu site com um único objetivo: convencer mais pessoas a chegar ao fim do processo de compra

A diferença é que em sua loja física você altera a vitrine de acordo com tendências da moda, pesquisas ou mesmo conforme o gosto de quem realiza o trabalho, enquanto no meio digital tudo é medido através de dados atualizados em tempo real. O serviço de CRO testa a disposição de cada elemento dentro do seu site com um único objetivo: convencer mais pessoas a chegar ao fim do processo de compra.

Como funciona uma estratégia de CRO na prática

Não importa qual seu ramo de atividade ou quais produtos você venda, a concorrência vem aumentando dia após dia. Se você já está na internet, sabe que esse problema é ainda maior. E caso já esteja trabalhando com marketing digital, sabe que melhorar o tráfego, ou seja, atrair novos visitantes para seu site, não é uma tarefa fácil.

Por isso, é imprescindível aproveitar ao máximo as oportunidades que batem à sua porta ou, nesse caso, acessam seu site. O CRO é uma ferramenta que existe justamente para garantir o máximo de resultados reais. Ou seja, esse serviço foi criado para quem busca transformar as visitas ao seu site em vendas realizadas.

E como toda estratégia de marketing digital, a montagem do CRO segue um método de criação específico. Cabe a você saber executar ou contratar uma empresa especialista para realizar o passo a passo abaixo com sucesso.

  1. A coleta de informações

Conforme já descrevemos anteriormente, os testes realizados dentro do seu site não são baseados em achismos e nem dependem de teorias mirabolantes. Eles têm como princípio a pura e simples coleta de dados.

Dessa forma, é fundamental que você tenha em mãos as informações dos seus visitantes, por onde eles passaram, onde eles clicaram, quais as páginas eles permaneceram por mais tempo, por onde passearam seus mouses.

  1. A interpretação dos dados

Se você utilizou as métricas corretas e coletou os dados que precisava para começar a análise, você chegou no segundo e talvez mais trabalhoso dos passos: a interpretação. Com as informações corretas em mãos, você precisa saber analisar os dados para realizar os testes corretos e identificar o que realmente faz com que seu público chegue ao fim do processo de compra.

Você precisa saber analisar os dados para realizar os testes corretos e identificar o que realmente faz com que seu público chegue ao fim do processo de compra

Ou seja, você terá pela frente uma série de números que vão dizer a você qual o comportamento atual dos seus visitantes. Contudo, é preciso interpretá-los de forma correta para encontrar as reais oportunidades de melhora no processo de conversão.

  1. Crie testes para encontrar um caminho

Depois das etapas de coleta e análise de dados, é hora de partir para a ação. Como fazer isso? Testando. Você já deve ter ouvido falar dos famosos testes A/B, certo? Eles nada mais são do que duas versões para o mesmo conteúdo.

Vamos supor que os resultados da análise tenham apontado que mudar a cor do botão de compra dentro do seu site deve mudar seus resultados para melhor. Em uma semana, você muda para azul. Na outra, para verde. Na seguinte, para vermelho. Depois é só analisar qual delas ofereceu melhores resultados e adotar.

Este é um exemplo simples, mas com resultados diretos que vão ajudar você a conquistar melhores resultados.

  1. Otimize a estratégia e acompanhe os resultados

Tão importante quando encontrar e colocar em prática as variações que deixam seu site mais eficaz no processo de conversão é continuar acompanhando os resultados de perto. Lembre-se que seu público também pode mudar de gosto ou opinião com o passar do tempo e, na era digital, ele tende a fazer isso cada vez mais rápido.

Tão importante quando encontrar e colocar em prática as variações que deixam seu site mais eficaz no processo de conversão é continuar acompanhando os resultados de perto

Tornar “oficiais” as mudanças que deram resultado satisfatório com agilidade também é um fator determinante. Para isso, ter um serviço de web ágil o suficiente também pode fazer a diferença na hora de contabilizar o aumento das suas vendas no final do mês.

  1. Repetir o processo de otimização constantemente

O erro mais comum de quem realiza o serviço de CRO é acreditar que chegou à constituição perfeita. Primeiro que sempre haverá algo que pode ser melhorado no seu site, basta coletar e analisar os dados de forma correta. Segundo e mais importante é que não existe uma verdade absoluta e permanente na internet.

Como já dissemos, as mudanças no mundo digital são constantes e cada vez mais rápida. A solução de hoje pode se tornar obsoleta amanhã e, se você não estiver atento para acompanhar essas alterações, pode ficar para trás. Ou seja, você precisa entender que o CRO deve ser encarado como um trabalho contínuo, sem data para chegar ao fim.

Pronto. Com 5 passos simples você pode alcançar os resultados que você sempre quis. Apoiado em dados, é possível realizar testes e determinar o que faz e o que não faz sentido para seu público.

A Short & Sweet possui um time de especialistas capazes de ajudar na hora de coletar e interpretar os dados de forma correta, traçando estratégias para melhorar a taxa de conversão do seu site. Saiba mais acessando a aba serviços em nosso site.

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