Inbound Marketing – por que ele atrai mais clientes qualificados

Entenda como o Inbound Marketing e seu conteúdo de qualidade transforma sua empresa em referência

Certamente você conhece aquele velho ditado que diz: “O segredo é não correr atrás das borboletas… é cuidar do jardim para que elas venham até você”. Então, o significado dele pode ser romantizado, claro, mas também se encaixa perfeitamente no Inbound Marketing, que não por coincidência é traduzido livremente para o português como Marketing de Atração.

 Mas afinal, o que é Inbound Marketing?

 Uma das formas mais consagradas do marketing digital, o Inbound Marketing nada mais é do que a união de um conjunto de estratégias que têm como base a criação e compartilhamento de conteúdo relevante para o seu público, afim de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir disso, realizar um amplo trabalho de relacionamento com esse provável cliente.

 O relacionamento entre cliente e produto criado a partir do marketing de atração tende a ser bem mais fiel e duradouro

 Esta é, na verdade, a principal diferente entre Inbound Marketing e Outbound Marketing. Enquanto o primeiro cria, a partir de conteúdos e estratégias bem definidas, condições para que potenciais clientes cheguem até sua marca, a segunda vai em busca dessa audiência. Enquanto um cuida do jardim, o outro sai em busca das borboletas.

Dessa forma, o relacionamento entre cliente e produto criado a partir do marketing de atração tende a ser bem mais fiel e duradouro.

Legal, mas quais os benefícios reais do Inbound Marketing?

Cultivar o jardim parece um discurso lindo, não é? Mas na prática, quais os resultados esperar desse tipo de marketing no Brasil, tendo em vista que ele é praticado com muita intensidade em mercados como Europa e principalmente Estados Unidos desde o seu surgimento, em 1999? Fizemos uma lista para que você:

  1. Encontre quem está procurando por você

O Inbound Marketing não necessariamente alcança mais pessoas do que o marketing tradicional, mas com certeza impacta muito mais. Toda a estratégia é pensada e elaborada para aumentar o público que está realmente interessado no seu produto a partir de uma mensagem ou um conteúdo relevante.

De acordo com pesquisas recentes, empresas que utilizam o marketing de conteúdo como uma das ferramentas de atração alcançam mais do que o dobro de visitas dos concorrentes que não utilizam. E o melhor: são pessoas que com certeza estão interessadas verdadeiramente sobre o conteúdo e, por consequência, sobre seu produto. Isso facilita muito na hora de converter essas visitas em vendas.

  1. Proximidade dos clientes

Como já falamos, o Inbound Marketing prepara o jardim e deixa que as borboletas se aproximem. Ou seja, ele oferece conteúdo relevante de forma gratuita para sua audiência e deixa para as pessoas a decisão de comprar ou não determinado produto. Pode parecer apenas um detalhe, mas não tentar forçar uma compra para seus potenciais clientes faz com que vocês criem uma relação de confiança.

O Inbound Marketing prepara o jardim e deixa que as borboletas se aproximem

E é justamente a confiança que deixa seu público mais aberto a ouvir suas sugestões e, por consequência, muito mais propensos a, além de realizar a compra, virar um cliente fiel da sua marca.

A proximidade com o cliente e a comunicação aberta de ambos os lados trazem como benefício também um feedback mais preciso a respeito dos aspectos que seu negócio pode evoluir.

  1. Maior poder de influência

Baseado em conteúdo, o Inbound Marketing tem um poder de convencimento muito maior se comparado ao formato tradicional. Isso porque a relação de vocês é solidificada através do tempo, que é um elemento fundamental para que as pessoas tomem as decisões por si próprias, sem afobação ou pressão.

E quando o possível cliente tem em mãos uma maior quantidade de informações, ele sabe exatamente o que esperar do seu produto, facilitando demais o trabalho de pós vendas. Em resumo, o relacionamento que você se esforçou tanto para construir vai fazer toda a diferença no momento mais decisivo da jornada de compra.

  1. Encurta a jornada de compra

Vamos considerar a jornada de compra do cliente como o tempo que sua empresa investe desde o contato inicial da pessoa com seu conteúdo até o fechamento da venda. Todos estamos de acordo que, quando menor o ciclo, mais rápida será a compra. Ou seja, menor será o seu custo de aquisição de novos clientes.

Um conteúdo de qualidade faz com que as pessoas se interessem em saber ainda mais sobre seu produto e se movimentem rapidamente dentro do funil de vendas, entrando na etapa de decisão de compra muito mais rápido.

  1. Custos menores

Você já pesquisou recentemente o custo de um anúncio tradicional em rádio, televisão, revistas ou jornais? Se não, a gente diz para você: está cada vez mais caro. O argumento de vendas desses veículos de mídia é que sua marca vai aparecer para milhões de pessoas, mas você já parou para pensar que 99% das pessoas que vão assistir seu anúncio não se interessam nem um pouco por seu produto?

Esse é o diferencial do Inbound Marketing. Ele direciona seus esforços e recursos para quem realmente está interessado no seu produto. E isso, acredite, faz toda a diferença. Escolher seu público-alvo faz com que seus resultados sejam mais rápidos, mais eficientes e, claro, menos onerosos.

  1. Mensuração em tempo real

O marketing digital é indiscutivelmente imbatível nesse quesito. Com a evolução das ferramentas, tornou-se possível captar e analisar os dados em tempo real, descobrindo instantaneamente o que dá e o que não dá certo para o seu público.

  1. Aumento do ticket médio

Se sua empresa é desconhecida e não tem qualquer relação com o cliente, mesmo que ele chegue ao fim do processo de compra, a probabilidade maior é de que ele efetue o pedido de apenas um produto, normalmente de baixo custo, como uma espécie de teste. Por outro lado, clientes que confiam na sua empresa se sentem mais confiantes para efetuar compras maiores e, consequentemente, acabam por aumentar o ticket médio em cada compra que realizam. 

Se você chegou até aqui, já entendeu a importância do Inbound Marketing na construção da relação entre sua empresa e seus futuros clientes. Quer ajuda para aplicar e gerenciar essa técnica na sua empresa? A Short&Sweet possui especialistas no assunto que podem encurtar o caminho entre você os resultados que você deseja. Veja como podemos ajudar.

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