Estratégia comercial com ferramentas de CRM?

Atualmente é quase impossível falar em estratégia comercial sem levar em consideração um CRM para organizar e gerir as oportunidades no funil de vendas.

Em um contexto cada vez mais concorrido, além de estratégia comercial, a otimização e a busca por melhor aproveitamento do tempo tem sido uma constante preocupação de todos os gestores em todas as áreas.

Para o universo de vendas, falar de estratégia comercial sem ponderar e levar em consideração ferramentas que facilitem o processo tático, pode ser considerado um erro grave que implica diretamente na gestão das oportunidades e naturalmente, nas conversões de vendas.

O uso de ferramentas de CRM neste momento, são fundamentais para se ter um melhor aproveitamento, além de ter controle sobre todo o processo comercial para poder quantificar e qualificar as oportunidades de negócio que estão em andamento.

Existem CRMs das mais variadas faixas de preços e funcionalidades. Basta fazer uma pesquisa no google para ficar confuso com tantas opções e saber diferenciar qual ferramenta melhor atende o seu cenário tático operacional do processo comercial.

O melhor CRM do mundo não dará conta em gerar vendas, este papel é da estratégia comercial

Um ponto muito importante é ter clareza que um CRM é somente uma ferramenta. O mesmo, sem um estratégia comercial coerente e um planejamento bem definido não fará milagres. Será como ter um martelo na mão e não ter pregos para martelar.

Algumas Vantagens de usar um CRM

Entre todas as vantagens, ter o controle sobre o processo comercial para aumentar as vendas é o principal. Outra grande facilidade, é que você não precisará mais usar inúmeras planilhas, além de ter automaticamente todas as ações, registrar diretamente nas oportunidades para cada estágio do funil de vendas. E não para por aí, você nunca mais vai esquecer de fazer follow-ups, pois todas as informações e gatilhos estarão registrados diretamente na oportunidade.

Para quem ainda não utiliza um CRM, pode iniciar alguns testes com versões gratuitas. Algumas opções de CRM, oferecem versão gratuita para sempre e sem limite de usuários, negócios e contatos. As limitações se dão para recursos mais avançados, como gestão de times comerciais.

Integração com ferramentas de Marketing e Vendas

Se você tiver uma estratégia de Inbound Marketing rodando e não fecha o ciclo de vendas em uma loja virtual, por exemplo, um CRM é indispensável para você entregar os LEADS para o seu time comercial.

Um CRM possibilita integrações com ferramentas de automação de marketing e vendas, como RD Station Marketing, HubSpot, entre outros.

Você pode criar automações para:

– Aumentar a conversão dos leads sendo abordados pelo Comercial;

– Recuperar leads perdidos;

– Vender novamente para seus atuais clientes.

  • Sempre que um lead for marcado como oportunidade em uma ferramenta de automação de marketing, você será notificado dentro do CRM, agilizando o primeiro contato.
  • Algumas ferramentas de automação de Marketing e vendas, geram um histórico da fonte de cada lead enviado para o CRM e para o comercial, podendo fazer uma venda consultiva caso a caso.

5 CRMs  para você testar

Um CRM torna-se uma central de controle e gestão comercial. Como já destacado anteriormente, uma boa ferramenta otimizará o tempo dos gestores e do time de vendas. Portanto, trata-se de uma ferramenta, um recurso tático essencial para melhorar os resultados e o controle da sua estratégia comercial.

Estratégia comercial de canais.

Uma dica para dar sustentação e melhorar os resultado na entrada de leads para o CRM é contemplar no planejamento comercial, ações e esforços conjuntos com o setor de marketing. Estruturar uma estratégia usando canais complementares, deixará seu CRM transbordando de LEADS qualificados para o time comercial se concentrar e fazer negócios.

Uma boa estratégia de marketing e vendas, fará o funil de vendas transbordar de oportunidades

Veja algumas dicas que ajudarão a aumentar a geração de LEADs e oportunidades:

Campanha de PPC – Mídia paga:

  • Campanha de Google ADs

Criar uma campanha bem estruturada com o objetivo de gerar tráfego para o site ou uma página de conversão.

  • Campanha de FaceBook ADs e Instagram ADs.

Atrair seu público das redes sociais para algum ponto de conversão, seja landing page, site, hotsite e até mesmo para seu WhatsApp.

Otimização de SEO e Responsividade

Otimizar o website não é notícia velha, funciona, e os motores de busca mandarão um tráfego mais qualificado para seu site.

CRO, Otimizar a taxa de conversão:

Se o seu site tem uma acesso considerável, pequenas implementações aumentam a taxa de conversão de visitantes para LEADS.

Inbound Marketing;

Considerada uma das melhores formas para atrair o público certo para seu site e aumentar o numero de LEADS. Uma estratégia adequada e apoiada em conteúdo relevante, atrairá o público para pontos de conversão, afim de ser nutrido e convertido em oportunidade, e entregues ao CRM para o comercial fechar a venda. 

Ainda não vende pela internet e precisa de ajuda para pensar uma estratégia comercial para o seu negócio, da estratégia a mensuração de resultados? Clique aqui para agendamos um conversa por vídeo-conferência sem compromisso.