Como o marketing digital pode ajudar a equalizar os negócios

Paralisar agora é pior. Algumas dicas objetivas para otimizar o Marketing digital e gerar negócios

O novo corona vírus (COVID-19), sem dúvida é a pauta do momento. Vivemos em constante estado de alerta, ansiosos, com pensamento confuso e falta de objetividade e até falta de ação frente a esta nova pandemia. Sem sombra de dúvidas, este novo momento que o mundo está vivendo, fará com que muitas empresas quebrem, economias sangrem e, infelizmente, um cenário de muitos desempregos. Evidente que estamos mais preparados para enfrentar os problemas sociais e econômicos que estão por surgir, mas esta é mais uma conta cara e salgada que pagaremos a longo prazo. 

Se o cenário descrito acima é desanimador, ficar paralisado neste momento pode ser ainda pior. Não vou aqui falar por falar, que é em momentos de crise que devemos nos reinventar, nos superar – isso todo mundo já está cansado de saber. Quero chamar atenção para um estado mental de planejamento e previsibilidade de como estaremos daqui há 3, 6, 9 meses. Este é um momento de resiliência que podemos elencar, corrigir e aprimorar nossos produtos, serviços e imagem, nos preparando de forma consciente ao tempo que a economia ganha força.

A verdadeira crise, é a crise da  incompetência.  Albert Einstein 

Einstein dizia que as crises trazem progresso. Que sim, este é o momento de utilizar toda a nossa criatividade e nos reinventarmos. Ah, mas não trabalho na área de criação. Vou lhe contar um segredo. Ninguém de fato trabalha. Alguns apenas, escutam mais aquela nossa voz interior, que diz pra gente, que seria uma boa oportunidade colocar em prática determinada ideia. Muitas vezes, note, não é preciso nem um vírus para nos travar, basta visualizar a ideia de fracasso.

Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ter sido superado. Albert Einstein

Não é mais segredo que o processo de compras se dá no meio digital. Seja para saber mais de determinado produto ou serviço, comparar preços e claro, oficializar a compra. Hoje, mais de 70% dos consumidores brasileiros acessam a internet através de seus dispositivos móveis e, como visto acima, mais de 90% do processo de compra, inicia-se no digital.

Partindo dessa premissa, devemos estar onde nosso consumidor está, é fundamental que além de estar presente no digital, é importante fazer com que seu site, canais sociais, loja virtual e/ou WhatsApp por exemplo, ajudem a reter, encantar e gerar negócios pela internet.

5 dicas objetivas para otimizar o Marketing digital da sua empresa

Para você que já possui um negócio e está na internet, que tal revisitar alguns tópicos para aprimorar ainda mais sua presença digital?

  • Campanha de Google Ads

Planejar e criar uma campanha de google ADs para gerar tráfego para o site ou loja é essencial e imprescindível em qualquer momento. Tendo em mente o seu público prioritário e sua dores, defina as 10 principais palavras-chaves para que o potencial cliente chegue ao seu site ou loja.

  • Implantar uma loja virtual pronta

Implementar um loja virtual escalonável neste momento pode ser um bom negócio e opções como o TRAY são ideias para quem pretende começar no comércio eletrônico. Contudo, é importante ter em mente que a loja virtual é apenas uma ferramenta para completar um ciclo de vendas e que o resultado não depende dela, e sim da estratégia de marketing digital empregada. 

  • Vender pelo WhatsApp

Um ótima alternativa para vender produtos de forma assertiva e com pouco investimento, é colocar uma campanha de mídia paga (PPC) nas redes sociais, afim de encontrar e atrair seu potencial cliente para uma conversa diretamente no WhatsApp Business.

  • Otimização de SEO e Responsividade

Otimizar o website não é notícia velha, funciona. Seja em um novo site ou para um existente, gerar melhor experiência de navegação é essencial. Nada é mais frustrante para o usuário do que pesquisar por alguma palavra-chave e ir parar em um site que não tem relação com o termo da busca, ou, estar usando um mobile e acessar um site que não tenha um comportamento líquido, adaptável dinamicamente. Estes dois pontos que são de extrema relevância para os usuário, ajudará a aumentar o trafego orgânico, além de dar mais relevância para seu site/loja.

  • Audiência digital – Auditoria de site

Você sabe o que precisa melhorar frente aos seus concorrentes? Não entender, analisar e mapear as estratégia digitais dos seus concorrentes só o deixarão mais fortes e relevantes. Atualmente existem muitas ferramentas, como o Semrush, que permitem fazer análises do seu domínio e comparar com alguns de seus concorrentes, com isso,  facilitar o entendimento dos pontos a serem melhorados e qual a melhor estratégia a ser usada.

Considerações finais

Vivemos, sem sombra de dúvidas, tempos difíceis. Nossa economia talvez não seja nunca mais a mesma, talvez mudaremos nossos hábitos, a forma como interagimos com outras pessoas e até a nossa forma de consumo. Mas uma coisa é certa, depois que a pandemia estiver controlada, a maioria de nós continuará por aqui. Portanto, cabe a nós fixarmos algumas das muitas variáveis desta equação, para que tenhamos um resultado mais satisfatório.

O que vem depois da pandemia é uma grande incógnita mas você e sua empresa deverão estar cada vez mais preparados para atender um consumidor hiper-conectado. A Short&Sweet está aberta para trocar ideias e lhe ajudar a vender e se relacionar melhor com marketing digital.

Ainda não vende pela internet e precisa de ajuda para pensar o seu negócio, da imagem até a mensuração de resultados? Clique no link abaixo e vamos tomar um café via vídeo-conferência sem compromisso. 

Quero marcar um café por vídeo-conferência.

Leia Mais